07 abril 2015



Oi meninas, como estão? Hoje vamos falar sobre cabelos, mais especificamente sobre cabelos ressecados. É péssimo ficar com o cabelo ressecado, né? Com a exposição ao sol, água quente, secador, chapinha e vários processos químicos, as pontas dos cabelos acabam ficando com aparência muito feia e isso incomoda bastante...
Mas se você acha que só é possível resolver o problema indo ao salão e cortando as pontas, calma que eu vou te dar uma dica infalível para tratar suas pontas e amenizar essa situação. É um tratamento barato e prático, que pode ser feito em casa. 
Estou falando da umectação capilar!

Ai você me pergunta: O que é umectação capilar?

Umectar o cabelo, é o mesmo que umedecer. E para isso utilizamos os óleos, mas não é qualquer óleo meninas, a umectação de ser feita com óleos adequados e isso eu explico mais adiante! 
Por isso, a umectação entra na etapa da Nutrição do Cronograma Capilar. (Falei sobre isso aqui)

A Umectação é uma técnica de massagem capilar indiana que, segundo as indianas creditam proporcionam também o rápido crescimento dos fios!

Quais os benefícios da umectação para o cabelo?

Umectar os fios com óleos vegetais ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza. Além de dar mais brilho aos cabelos, ele fica mais macio e compotado. A umectação sela o fio do cabelo, mantendo-o hidratado por mais tempo!

Você vai precisar de:


  • Óleo vegetal 100% puro
O óleo que tenho usado na umectação é esse logo abaixo: 
 
O Óleo de Jaborandi da Força da Terra é um excelente óleo capilar que dá força, maciez e brilho aos fios, além de proteger nosso couro cabeludo. COMPRE AQUI!
O óleo para esse processo, tem que ser vegetal e totalmente puro, sem nenhum silicone, parafina ou petrolato (vaselina) em sua composição. Jamais use óleo mineral vendido nas farmácias! Ele não penetra nos fios, por isso não trata nem um pouco o cabelo.
Alguns dos óleos que você pode usar:

Azeite de Oliva Extra Virgem: Sim isso mesmo, é o mais fácil de achar, além de ser acessível;
Óleo de Amêndoas Doce;
Óleo de Rícino (mamona);
Óleo de Coco;
Óleo de Abacate.

Como fazer:

Esquente um pouco de óleo no microondas (15 segundos) ou em banho-maria, até que fique morno. Não pode ficar muito quente, senão vai causar um  efeito contrário!
Use o suficiente pra envolver todos os fios, sem ficar pingando.
Com o cabelo seco, aplique o óleo morno, mecha por mecha, fazendo movimentos da raiz e indo até as pontas para “enluvar o cabelo”, isso  serve pra aquecer os fios, estimulando a absorção do produto.

Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos em leves movimentos circulares por aproximadamente 10 minutos, sem usar as unhas. Isso ajuda a ativar a circulação no couro cabeludo, e segundo as indianas é o que faz o cabelo crescer mais rápido.

Coloque uma touca plástica, envolvendo os fios. Deixe agir por pelo menos 2 horas
Se o seu cabelo estiver muito ressecado, é melhor dormir com o óleo nos fios pra eles absorverem os componentes por mais tempo, e só retire no dia seguinte, assim que acordar.

Depois de deixar o produto agir, lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador de sua preferência. Passe o shampoo quantas vezes forem necessárias, até retirar completamente o óleo.
Se seu cabelo for muito seco e quiser um resultado ainda melhor, você pode nesse momento, fazer uma hidratação rápida com uma máscara de tratamento de efeito rápido, no banho mesmo. 

Pronto!!! Vejam como ficaram os cabelos! Nada de raiz oleosa!


A foto não está mostrando o cabelo inteiro porque não tinha quem me fotografasse então tirei uma selfie pra mostrar só o cabelo e esconder a cara!Hahaha...
A frequência da umectação depende da necessidade de cada cabelo. O ideal é começar fazendo de 15 em 15 dias, alternando o tempo de ação, de 2 horas e durante a noite, alternadamente.
No meu caso, que tenho raiz oleosa, eu prefiro não passar o óleo na raiz e faço a massagem no couro cabeludo durante o banho mesmo, na hora de retirar o produto. Mas esse tratamento é indicado inclusive para quem tem raiz oleosa, é coisa minha mesmo de não passar.


E aí, o que acharam, gostaram das dicas? Já fizeram a umectação capilar? O que acharam do resultado? Recomendam algum outro tratamento caseiro? Deixem nos comentários, meninas!

6 comentários:

  1. Aaaah eu amo fazer umectação com óleo de côco, da vontade de comer!!! Kkkkkk
    Vou testar depois depois com esse pra ver se é melhor!
    Seu cabelo ficou beem lindo e brilhante depois. :)
    Super beijo Carli :****

    http://coisas-da-evee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já fiz muito no meu cabelo mas com azeite :)

    Um beijo,
    Yasmin
    http://fashionfinissima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Vou faser com azeite de oliva e ver se funciona no meu
    tambem tenho o oleo de ricino e vou testalos:)

    ResponderExcluir
  4. O óleo de jaborandi pode ser o da niely? Ele tem esceito na frante (extrato vegetal).

    ResponderExcluir
  5. Muito bom e eficaz a umectação com óleo de risino , uso e recomendo

    ResponderExcluir
  6. Uso óleo de jaborandi e de semente de uva há pelo menos duas semana já vi um ótimo resultado !!!
    Ótimas dicas ...

    ResponderExcluir

IMPORTANTE!!!

É extremamente gratificante pra mim receber os comentários de vocês, sejam com dúvidas, elogios ou críticas. Então peço que ao comentar em alguma postagem,clique em notifique-me para ver a sua resposta! Obrigada!

Sobre mim






Veja o perfil completo

Aqui compartilho minhas "mulherzices", meu lado mãe, cotidiano, guloseimas, reflexões, faça vocês mesma (DIY) e tudo o que me inspira!

Seguidores

Curta no Facebook

Últimas no Instagram

Meu Canal

Twitter

Hair Brasília and Beauty

Hair Brasília and Beauty

Beauty Bloggers Brasília

Maria Margarida

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Marcadores

#Tag Acessórios Acne Adesivos de Unhas Aliexpress Alimentação Amostra Grátis Artesanatos Avon Base Batom BB Cream BBBs Beleza na Gravidez Benefit Bijuterias Blogagem Coletiva Blush Bolsas Cabelos Cantinho de Maquiagem Cílios Colorama Como Usar Compras Internacionais Comprinhas Consultoria Corretivo Cosme-de Cosméticos Creuzices Cronograma Capilar Cuidados com a pele Cuidados com o Corpo Cuidados com o rosto Cupom de Desconto Cursos Dailus Datas Especiais Decoração Delineador Desafios Dicas Dieta Divulgação Embelezze Encontro de Blogueiras Esmaltes Esmaltes da Vez Eventos Faça em Casa Faça você mesma Favoritos Férias Ganhei um sorteio Glam Box Gloss Hair Beauty Hair Brasília and Beauty Hidratantes Iluminador Inspirações Jasmyne Lojas Virtuais Lojinha Info Beleza Look Inspiração Ludurana MAC Make do Dia Make Inspiração Maquiagem Maquiagem básica Maria Margarida Mary Kay Máscara para Cílios Meu lado mãe Minha gravidez Minhas Coleções Moda Nail Art Naked Natura Negras Novidades Océane Femme Organização Paletas Parcerias Parcerias Internacionais Pele Pele Oleosa Perfumes Pés Pincéis Presentes Primo Rico Produtos Bons e Baratos Produtos Favoritos Produtos Importados Produtos Infantís Projeto Rapunzel Promoções Receitas Replicas Réplicas Resenhas Rodízio de Maquiagem Selinhos Shampoo Bomba Sobre o Blog Sombras Sonhos de Consumo Sorteios Spa em casa Tá na moda Tango Testei Thipos Perfumaria TPM de Ofertas Tutorial Unhas Urban Decay Viagem Vida de Blogueira Vídeos

Vila Mulher

Blog VilaMulher

CBBloggers

Eu Sou do CBBlogers